terça-feira, 26 de novembro de 2013


O principal objetivo do "Quartas Negras" é promover o debate no ambiente acadêmico. A finalidade do Coletivo Macanudos é ter um espaço de conversa, de debate, de construção e formação de cada um de nós no combate ao RACISMO, ao SEXISMO, a VIOLÊNCIA e a OPRESSÃO. O Coletivo Macanudos de estudantes negras e negros não é um coletivo especifico e limitado como alguns compreendem. Nós fazemos sim parte do Movimento Negro, mas isto não nos exclui dos processos políticos de nossa sociedade, pelo contrário foi este movimento que nos últimos anos contribuiu e pressionou para mudanças sociais de fato. Foi com este intuito que no dia 20 de novembro, o Macanudos fez uma edição especial do documentário: "Raça um filme sobre Igualdade Racial"de Joel Zito Araújo, acreditamos que propor este debate na FURG contribui para que os estudantes reflitam sobre os processos racistas, no qual  mulheres e homens negros estão expostos.

Fotos de edições do "Quartas Negras"




 Documentário: " Vista minha Pele" de Joel Zito Araújo, 



Documentário:"Quando o Crioulo Dança" de Dilma Loés



Documentário: "Raça um filme sobre Igualdade Racial"de Joel Zito Araújo



Filme: "Quanto Vale ou é por quilo?" de Sérgio Bianchi





domingo, 17 de novembro de 2013

domingo, 10 de novembro de 2013

Em virtude da I Semana do Politécnico, o Coletivo Macanudos realizou nos dias 4 e 5 de novembro de 2013 a Oficina Conversas Afiadas, na Escola CIEP, no Bairro São João, em Rio Grande. A atividade teve o apoio da Pró Reitoria de Assuntos Estudantis da FURG. No primeiro encontro conversamos, através de curtas e músicas, sobre identidades, acesso à Universidade, negritude, cultura, racismo, desigualdade social. No segundo dia, com a colaboração do educador musical Cleo Henrique utilizamos da consciência musical para conhecermos um pouco mais sobre a música e instrumentos musicais, buscando assim outras formas de potencializar os talentos dos estudantes. O Coletivo agradece muitíssimo à direção e professores Alexandre e Felipe pelo convite e sobretudo agradecemos à disposição dos alunos em participar das atividades propostas.








quinta-feira, 15 de agosto de 2013

O Coletivo Macanudos promoveu nesta terça feira, 13, a primeira edição do Café Preto. A atividade contou com o apoio da Pró Reitoria de Assuntos Estudantis e professora Cassiane Paixão (ICHI). Gostaríamos de agradecer a presença de velhos parceiros de caminhada e também a aproximação de novos companheiros de luta. O evento teve como principal objetivo a valorização/celebração das identidades de cada um de nós enquanto mulheres, homens, homossexuais, heterossexuais, negros, indígenas ou brancos, sobretudo no que tange à nossa aproximação com a luta pelos direitos humanos das chamadas minorias.
Reconhecemos as parcerias que tivemos e que atuaram em conjunto com nossos esforços para que tudo ocorresse da melhor forma. Entretanto, cabe colocar aqui, nem tudo são flores. Infelizmente enfrentamos obstáculos na utilização do espaço dito ecumênico da Universidade. Nos foi dito que este espaço não era destinado à religiosidades de Matriz Africana, que toques de tambor deveriam ser feitos em terreiras. Seguindo este raciocínio também as missas não pertencem somente ao espaço litúrgico das Igrejas? Também as práticas de meditação budistas não estão atreladas somente aos Templos? Além disso, tal postura ignora o Estatuto da Igualdade Racial, documento construído com muita luta e sangue de outras/os guerreiros do Movimento Negro. No documento está exposto:
“Artigo 24 - O direito à liberdade de consciência e de crença e ao livre exercício dos cultos religiosos de matriz africana compreende:
I – a prática de cultos, a celebração de reuniões relacionadas à religiosidade e a fundação e manutenção, por iniciativa privada, de lugares reservados para tais fins;”


Sendo assim, o Coletivo repudia esse tipo de atitude que tem sim um cunho racista, não nos deixemos enganar. Não permitiremos que nos abalem pois temos consciência que “a arma mais poderosa que temos ainda é a nossa arte”. Faremos reverberar nossos cantos, e ocuparemos cada vez mais os espaços universitários com nossas caras e corpos negros. 

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Registro Café Preto - 13 de agosto de 2013 - Coletivo Macanudos

(Preparativos...)


(Preparativos...) 


(Preparativos...)


(Diálogos)


(Diálogos)

(Leitura de Poesia)

(Diálogos)

(Ecumenismo)


(Ecumenismo)


(Diálogos)

(Diálogos)


(Diálogos)


(Ancestralidade)


(Ancestralidade)


(Ancestralidade)


(Varal poético)

(Ocupando Espaços)

(Pela equidade, pelo real Ecumenismo)


sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Café Preto




O que nos trouxe até aqui?

O Coletivo Macanudos te convida - estudante negra/o, cotista, e todos que lutam por direitos humanos - a celebrar conosco a identidade de cada um/uma de nós. Compartilhar histórias memórias, trajetórias, músicas, poesias e um bom CAFÉ PRETO!


Lembre-se:
Não estamos sozinhos/as. Estamos chegando e retomando espaços que também são nossos por DIREITO!

QUANDO?
Dia: 13 de Agosto às 18h

ONDE?
Espaço Ecumênico
(Centro de Convivência)
Campus Carreiros da FURG


Inscrições:
Via email: coletivomacanudos@hotmail.com contendo os seguintes dados:

Nome:____________________________
CPF:____________________
Instituição/Curso e/ou Comunidade:_____________

Email:__________________





Esperamos vocês :)


segunda-feira, 15 de julho de 2013

Nota de esclarecimento: 
O evento do Coletivo Macanudos, será dia 16/07/13, às 19:10h, como está disponível no blog. Sala 3105(pav.03) do Campus Carreiros da FURG. As inscrições estão encerradas. 
Obrigada, pela compreensão. 
Coletivo Macanudos. 

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Pare, Pense. Por quê? Redução Maioridade Penal



Debate sobre a Redução da Maioridade Penal

Palestrante: Anderson Lobato


O Coletivo Macanudos promove a segunda edição do "Pare, Pense: Por Quê?" no dia 16 de Julho de 2013. Com a fala do prof. dr. Anderson Lobato, coordenador do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a polêmica proposta sobre a diminuição da idade para a maioridade penal de jovens infratores estará em debate.


QUANDO: Dia 16/07/13, às 19:10h

ONDE: Sala 3105 (Pav.03) do Campus Carreiros da FURG


Certificação: 4 horas 

Inscrições AQUI.


Charge de Carlos Latuff (http://latuffcartoons.files.wordpress.com/2013/04/alckmin-maioriade-penal.jpg)
charge de Carlos Latuff (http://latuffcartoons.wordpress.com/)



Esperamos vocês :)

Inscrições

Inscrições 

Em breve divulgaremos a próxima atividade. 

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Primeira Edição: "Pare, Pense, Por quê?" Debate sobre Educação Pública e Privada. Obrigada a todos que participaram, até a próxima edição.



 




sexta-feira, 7 de junho de 2013

Pare, Pense: Por Quê? Debate sobre Educação Pública e Privada

 

Documentário "Pro Dia Nascer Feliz"

Palestrante: Simone Anadon


O Coletivo Macanudos promove a primeira edição do "Pare, Pense: Por Quê?" no dia 19 de Junho de 2013. O tema será educação, com a exibição do documentário "Pro Dia Nascer Feliz" do diretor João Jardim, de 2006.O filme aborda as questões práticas sobre a sala de aula, o cotidiano da educação no país, do ponto de vista dos educandos e dos educadores.


QUANDO: Dia 19/06/13, às 19:10h

ONDE: Sala 2207 (Pav.02) do Campus Carreiros da FURG


Certificação: 4 horas 

Inscrições AQUI


Esperamos vocês :)